Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofi Plus Four

O meu nome é Sofia, mãe de 3 filhos, coração do Norte, a viver em Lisboa há uns anos. Somos uma família de 5, animada, destemida, sempre prontos a fazer as malas e viver novas aventuras Home is where my family is.

Sofi Plus Four

O meu nome é Sofia, mãe de 3 filhos, coração do Norte, a viver em Lisboa há uns anos. Somos uma família de 5, animada, destemida, sempre prontos a fazer as malas e viver novas aventuras Home is where my family is.

26
Set19

Astúrias de mi corazón!

Vou partilhar convosco a nossa aventura em família deste Verão! Foram umas férias em que vivemos momentos inesquecíveis! Foram momentos vividos intensamente a 5. E como tudo o que é bom...acaba depressa...ou assim parece! Mas as experiências que partilhamos, os momentos felizes vividos em família permanecem gravados no nosso álbum de memórias de família para sempre.

A viagem começou no Porto depois de uns dias passados em família.

Partimos de manhã cedo para Santiago de Compostela onde passamos uma noite. Santiago é uma cidade fantástica e um dos mais importantes centros de peregrinação cristã do mundo.

Cidade imbuída de espirito peregrino vivido intensamente na Praça do Obradoiro, o culminar de uma jornada, onde o peregrino perante a fachada da magnífica Catedral pode dizer "Consegui e valeu a pena!". Infelizmente não conseguimos apreciar a Catedral em toda a sua beleza pois a mesma está em obras (embora continue aberta e acessível aos visitantes). 

Santiago é também uma cidade de tapas e copas e da famosa rota do Paris - Dakar em que o objectivo é sair do Bar Paris e chegar até ao Bar Dakar parando em cada um dos bares pelo caminho e beber um copo! Um desafio para o fígado e a carteira ;) que nesta viagem não experimentamos.

No dia seguinte era dia de partir e seguir à descoberta das belas Astúrias! As Astúrias são o palco ideal para uma road trip em família. Para percorrer as suas estradas ladeadas de belas paisagens e descobrir os seus recantos e segredos! Ficamos logo rendidos às suas encostas recortadas, paisagens verdes densas e às águas verdes cristalinas das suas praias!

A primeira paragem foi Luarca uma pequena cidade portuária que foi uma bela surpresa, quer pela beleza da zona situada junto da marina quer pela beleza da paisagem que circunda esta pequena vila! 

Seguimos viagem até à Ermida da Regalina e foi aqui que nos conquistaste completamente Astúrias. A vista do topo da Ermida é de cortar a respiração. Do lado direito em baixo fica a Praia do Cadavedo que nos cativou ao primeiro olhar e tivemos de descer  para mergulhar nas águas calmas e cristalinas desta praia rochosa e quase deserta.

IMG_2416.jpg

IMG_20190722_002148_635.jpg

 

IMG_20190721_161400.jpg

Eram horas de seguir caminho até Aviles onde ficamos a dormir no hotel Oca Villa Aviles, é um hotel bem situado e confortável com quartos modernos. Se quiserem ficar mesmo no centro de Aviles vejam o hotel NH Collection Palácio de Aviles.

Fizemos de Aviles o nosso quartel general dos proximos 3 dias.

O que recomendo visitar nesta zona:

1. Para quem vai com crianças, e não só, o Parque Pré-Histórico de Teverga é muito interessante.

O parque tem sempre diversas actividades e experiências disponíveis que podem pesquisar no site e disponibiliza também com a compra do bilhete uma visita guiada à Cueva de las Cuevas que contém diversas réplicas das grutas com pinturas rupestres mais famosas da zona. Visitem também o Museu para conhecerem um pouco mais sobre descobertas de vestígios pré-históricos das Astúrias.

Dentro do Parque Natural existem diversas rotas de montanha.

Para os afficionados de trecking deixo aqui um link com as várias rotas que podem ser feitas e o seu diferente grau de dificuldade:

https://tudohusqvarna.com/blog/natureza/rotas-pedestres-parque-natural-somiedo-asturias/

2. Senda del Oso no Parque Natural de Somiedo:

A Senda Del Oso é um trilho com cerca de 20 kms que pode ser feito de bicicleta ou, para os mais corajosos, a pé. Existem várias empresas na vila que alugam bicicletas para vários tamahos e idades e têm soluções para quem viaja com crianças pequenas e quer que as mesmas acompanhem o passeio. Pesquisem as várias empresas da zona e comparem preços. 

Foi construído sob uma antiga linha férrea mineira e mais tarde passou a ser utilizado como um caminho verde.

IMG_2427.jpg

IMG_20190722_153010.jpg

IMG_20190722_172748.jpg

 

A sensação pura de liberdade e de estarmos isolados e imersos na mais pura natureza é inexplicável. Apesar dos vários turistas que se encontram no local a fazer o percurso, na maior parte do caminho somos nós e a natureza numa harmonia e paz perfeitas. O percurso acompanha o rio Teverga e o único barulho que corta o silêncio que parece que nos abraça é o barulho da água e dos pássaros a chilrear.

Pelo caminho vão-se passando pontes e túneis que parecem ser para além de nós o único vestígio humano no percurso. Estamos rodeados por todo o lado de natureza no seu estado mais tranquilo e selvagem.

Não se assustem com os kms, o trilho é bastante fácil mesmo para quem não está habituado a fazer grandes passeios de bicicleta.

Em Villanueva podem fazer o mesmo percurso de regresso (mais 20kms) ou apanhar boleia da camioneta da empresa que alugou as bicicletas. Informem-se quanto ao ponto de encontro quando forem levantar as bicicletas.

3. Grutas de Tito Bustillo

Infelizmente não pudemos visitar estas grutas com pinturas pré-históricas. Tentei efectuar marcação online e por telefone com mais de 2 meses de antecedência mas já estava tudo cheio.

A lotação de cada visita é pequena para preservar as grutas por isso se quiserem visitar este local planeiem com antecedência.

4. Cueva de la Peña o de Candamo

Em alternativa fomos visitar estas Cuevas en Candamo (fica a cerca de 31 kms de Aviles).

É uma experiência muito interessante, e para nós foi única uma vez que nunca tinhamos visitado nada semelhante. Tivemos uma guia fantástica que nos contou toda a história e segredos deste local pré-histórico. Apenas tive pena de termos de ir em 2 grupos separados por causa da Benedita (a entrada é limitada a maiores de 7 anos).

Enquanto eu a Francisca e o Gonçalo visitavamos a gruta com o nosso grupo a nossa Mogli foi passear com o pai. Para terem uma ideia da paisagem que envolve esta zona deixo aqui uma das fotos que o meu marido tirou nesse passeio.

IMG_2438.jpg

5. Passear em Oviedo

Vale a pena conhecer o centro histórico de Oviedo. Podem visitar a Catedral de São Salvador, a Igreja de Santa Maria la Real de la Corte; o Mosteiro de San Pelayo; os Palácios de Verlarde, Valdecarzana, Camposagrado e Toreno, o Museu de Belas Artes; a Junta General del Principado.

Se puderem façam também um passeio no Campo de São Francisco e tentem encontrar a estátua da Mafaldinha (sim a personagem de banda desenhada!).

Jantamos num restaurante que nos foi recomendado por uma amiga, a Casa Glória que adoramos. Gostamos imenso do ambiente e do serviço e o jantar foi fantástico. Desculpem mas acabamos por não tirar nenhuma foto do restaurante porque nesse dia a Benedita resolveu fazer uma birra épica e acabamos por ter de jantar quase à vez ;)

IMG_20190722_211025.jpgIMG_20190722_211332.jpg

6. Praia de Gulpiyuri

Esta praia é um verdadeiro fenómeno da natureza e só por isto vale a pena ser visitada.

É conhecida como a praia mais pequena do mundo. Outra curiosidade é que esta praia se situa a 100 metros da costa (sim é verdade!) mas é banhada por água do mar que entra por um túnel que faz a ligação entre a praia e o Oceano Atlântico. 

IMG_20190723_180513.jpg

Atenção: se estiverem de carro conseguem levá-lo e estacionar quase a meio caminho entre a estrada principal e a praia.

Aconselho a irem de manhã para tentarem apanhar a praia com o menor numero de pessoas possível.

 

 

7. Cangas de Onis, Basílica de Nossa Senhora de Covadong e Santuário de Covadonga e Lagos de Covadonga

Já saídos de malas e bagagens de Aviles seguimos viagem na direcção ao Parque Nacional dos Picos de Europa.

Fomos conhecer primeiro a bela vila de Cangas de Ónis na subida para o Santuário e Lagos da Covadonga.

O ponto mais famoso desta vila é a ponte romana, apelidada desta forma mas na verdade construída na época medieval, no reinado de Afonso XI de Castela.

IMG_20190724_115320.jpg

A ponte está situada sobre o Rio Sella.

Para todos os amantes do desporto ao ar livre podem aproveitar a passagem na zona para se aventurarem numa descida do Rio Sella de canoa. Existem várias empresas situadas junto ao Rio na estrada que se dirige para Cangas de Ónis.

De todo o modo deixo-vos um link que contem mais informações sobre os vários percursos de descida e que tem os contactos de uma empresa que organiza estes percursos. A descida do Rio Sella é das actividades mais procuradas nos Picos da Europa e é uma oportunidade para poder desfrutar de uma perspectiva diferente da maravilhosa paisagem ao longo do Rio.

http://picosdaeuropa.com/o-que-fazer-turismo-activo-nos-picos-da-europa/descida-em-canoa-no-rio-sella/

O ponto alto do dia foi a subida até ao Santuário de Covadonga e aos Lagos da Covadonga.

O Santuário de Covadonga,, cravado numa gruta (a Santa Cueva de Covadonga), dedicado à Virgem da Covadonga, é uma visão quase mística (não fossem as filas de turistas à espera para poder tirar uma fotografia).

À saída da gruta, existe uma fonte de água pura. De acordo com a lenda esta será a mesma fonte que há milhares de anos matava a sede dos cristãos espanhóis, que se escondiam na gruta.

IMG_20190724_125254.jpg

IMG_20190724_130307.jpg

 

 

 

 

 

 

 

             

 

 

 

A subida aos Lagos da Covadonga apenas pode ser feita no próprio veículo até as 8h30 da manhã. Depois dessa hora a estrada é encerrada ao tráfico e o acesso apenas é possível nos transportes públicos providenciados junto ao Santuário.

A visão dos Lagos Ercina e Enol é de tirar a respiração. Os cumes das montanhas reflectidos nas águas cristalinas dos Lagos e a paisagem de um verde intenso pintalgada de centenas de vacas ficarão para sempre gravadas na nossa memória. Não tenham dúvidas as vacas são donas e senhoras deste local, onde passam os seus dias a comer erva fresca e a banharam-se nas águas frescas dos Lagos! As vacas das Astúrias também são vacas felizes!

Existem vários percursos pedestres entre os dois Lagos devidamente assinalados que vale a pena percorrer. Desfrutem da paisagem, inspirem o ar puro e tirem muitas fotos!

IMG_20190724_142610.jpg

IMG_20190724_141350.jpg

Não poderíamos ter terminado da melhor maneira a nossa passagem pelas Astúrias.

O País Basco agora esperava por nós ...mas isso terá de ficar para outro post pois este já vai longo!

Acrescento apenas o nome de alguns restaurantes que recomendo na zona:

Casa Tataguyo em Aviles (as tapas de entrada e os pratos de carne são reis neste restaurante instalado numa casinha pitoresca situada junto ao belo Parque de Ferrera). 

Casa Gloria em Oviedo - este restaurante tem uma visão mais moderna sobre as receitas tradicionais asturianas.  

Sidreria Terra Astur em Aviles. Este restaurante tem uma lista muito diversificada centrada em especialidades asturianas. Bebam um copo de Sidra, a bebida mais tradicional das Astúrias.

E assim foi a nossa road trip pelas Astúrias, no qual nos faltou ver algumas coisas mas na qual descobrimos recantos e segredos que não esperávamos encontrar! E isso é o mais importante, partirem à aventura, seja em família, sozinhos ou com amigos e descobrirem os vossos recantos, aquele lugar que vão guardar para sempre na vossa memória e que vos vai aquecer a alma quando as férias já há muito tiverem acabado!

Boa viagem!

Sofi 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre a blogger

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Ana D.

    O comentário acima é meu. Peço desculpa pelo lapso...

  • Anónimo

    Muito obrigada pelas sugestões!!Também tenho uma l...

  • Sofi

    Olá! Ainda bem que gostaste das dicas! Bjs grandes...

  • Anónimo

    Boas sugestões,e o tempo no Porto está óptimo! Bji...

  • Sofi

    Que bom saber que gostou! é muito bom receber o vo...

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub