Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sofi Plus Four

O meu nome é Sofia, mãe de 3 filhos, coração do Norte, a viver em Lisboa há uns anos. Somos uma família de 5, animada, destemida, sempre prontos a fazer as malas e viver novas aventuras Home is where my family is.

Sofi Plus Four

O meu nome é Sofia, mãe de 3 filhos, coração do Norte, a viver em Lisboa há uns anos. Somos uma família de 5, animada, destemida, sempre prontos a fazer as malas e viver novas aventuras Home is where my family is.

10
Fev20

Vamos ali à Serra da Estrela e vimos já!

Já há algum tempo que andávamos a programar uma ida à Serra em família para matar saudades da neve e apresentar a Benedita ao mágico reino da Elsa ;).

É um local que me traz boas memórias pois foi na Serra da Estrela, mais concretamente em Manteigas que comecei a namorar com o meu marido, faz este ano 22 anos (sim, mais de metade da nossa vida juntos!).

O tempo e a sua previsibilidade já não são o que eram! Marquei já há alguns meses o nosso fim de semana relâmpago na Serra da Estrela e apontei para o início do mês de Fevereiro contando que por esta altura a Serra estivesse toda "vestida" de branco!

Mas as alterações climáticas trocaram-nos as voltas e neve....bem, quase nem a vimos!

Mas com neve ou sem neve o importante era viver em pleno mais uma roadtrip em família...e assim foi!

Aproveitamos as viagens de carro para jogar jogos, pusemos as conversas em dia e ainda conseguimos encontrar um bocadinho de neve (literalmente um bocadinho!) para fazer uma batalha de neve e para a Benedita poder andar de trenó!

No sábado fomos directos de Lisboa à Casa das Penhas Douradas! Nestea cabana mágica na montanha, com decoração e design nórdico tivemos um almoço fantástico e matamos saudades de bons dias lá passados quando a francisca e o Gonçalo eram mais pequenos.

IMG_20200208_151804.jpg

IMG_20200208_152545.jpg

Depois não nos deixamos abater pela ausência de neve e arriscamos uma subida à Torre.

Ainda paramos na Lagoa comprida.  Esta Lagoa linda e enorme estava coberta de nevoeiro o que, é certo, lhe dava um ar bucólico mas não deixava ver como ela é de facto...comprida! Ainda arrisquei molhar as mãos nas suas águas limpidas ...brrrr! Estava mesmo gelada!

IMG_20200208_163426.jpg

Seguimos caminho para a Torre. Ainda tinhamos pensado em alugar equipamento de ski para os mais velhos matarem saudades mas o nevoeiro estava completamente cerrado pelo que desistimos (para o ano já estão prometidas uma férias de ski!).

Como somos todos persistentes não desistimos até encontrar um local com neve suficiente para os miudos brincarem e para a Benedita andar de trenó! E o esforço foi recompensado! 

Na verdade para a Benedita que nunca tinha pegado ou visto neve aquele pedaço de terra coberto de branco foi o suficiente para momentos de pura diversão. Estava tão contente que não se importou com o frio, com as mãos geladas e a chuva que caía.

IMG_20200208_170833.jpg

IMG_20200208_170857.jpg

Gelados até aos ossos e com o sol já a pôr-se eram horas de nos instalarmos no hotel.

A ideia inicial era ficar na Casa das Penhas Douradas. Adoramos o ambiente e a paz que se respira neste hotel, com as suas madeiras claras, mantas de burel espalhadas por todos os cantos, lareiras acesas e poltronas que convidam a umas horas de leitura ou a uns jogos de cartas para aquecer do frio lá fora! Mas apesar de ter planeado este fim de semana com alguma antecedência o hotel já estava cheio. Se vierem à Serra aconselho vivamente ficarem neste hotel ou na Casa de São Lourenço, que fica um pouco mais abaixo e é dos mesmos donos. Vejam os dois hóteis aqui!

Ficamos instalados no Luna hotel dos Carqueijais. Era suposto ficarmos no Luna Hotel Serra da Estrela mas um problema de overbooking (ou simplesmente mau serviço) e fomos reencaminhados com três crianças e de malas e bagagens para o Hotel dos Carqueijais. Menos mal, pelo menos  arranjaram-nos uma mega suite onde ficamos com a Benedita  e um quarto duplo bem simpático para os mais velhos.

Como era dia de derby (Porto - Benfica) e já estavamos cansados jantamos no hotel depois do jogo e fomos descansar para acordarmos cedo no dia seguinte e aproveitarmos a manhã.

Logo a seguir ao pequeno almoço seguimos para o Covão de Ametade. É um jardim lindo noVale Glaciar do Zézere que vale muito a pena visitar. Cenário ideal para um passeio e para se aventurar em pequenas escaladas e encher os pulmões de ar puro antes de seguir viagem por estradas lindas de montanha.

IMG_20200209_111245.jpg

IMG_20200209_111627.jpg

IMG_20200209_111825.jpg

IMG_20200209_111911.jpg

IMG_20200209_114125.jpg

IMG_20200209_114431.jpg

O nevoeiro que ainda invadia as estradas e as montanhas dava um ar misterioso e bucólico à paisagem. 

IMG_20200209_110031.jpg

Seguimos para o Poço do Inferno, uma cascata de 10 metros formada pelo curso das águas da Ribeira de Leandres que é um dos "must se" da região. A estrada que segue até quase à entrada da cascata é bastante estreita, em certos pontos não passam dois carros, mas bastante transitável e este local vale certamente a pena a visita.

Feche os olhos, deixe-se envolver pelo som da água a cair e relaxe! Em alturas mais quentes as águas cristalinas da Lagoa convidam a um mergulho...mas não em Fevereiro!

IMG_20200209_124559.jpg

IMG_20200209_125237.jpg

Continuamos a nossa viagem até Seia onde já tinhamos programado visitar o restaurante Camelo, num almoço cheio de nostalgia recordando sabores e cheiros que nos ficaram na memória! 

IMG_20200209_145507.jpg

Ainda tinha planeado visitar com eles o Museu do Pão mas o sol da manhã estava mais convidativo a um bom passeio ao ar livre, por isso a ida a este Museu que vale a pena visitarem terá de ficar para uma proxima ida à Serra!

Além disso tinhamos ainda mais de 300kms pela frente para regressar a casa por isso depois de almoço fizemo-nos ao caminho de regresso a Lisboa!

Pode não ter corrido tudo como planeado mas este fim de semana fez-nos maravilhas. 

Estas horas de partilha, de convivência próxima, de novas descobertas vividas em conjunto valem ouro. Na verdade, as viagens são das melhores heranças que lhes podemos deixar. As aventuras vividas juntos, os novos locais desbravados com a sua história e cultura próprias, ficarão sempre na sua memória. 

Por isso para mim é um desafio incrível arregaçar as mangas e planear mais uma aventura para a estes meus fiéis companheiros de viagem a quem tenho uma vontade imensa de mostrar o mundo! 

E espero que vocês desse lado continuem a gostar tanto de nos seguir nestas aventuras como nós a vivê-las e que as mesmas vos inspirem! 

Boa viagem

Sofi

 

Sobre a blogger

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Ana D.

    O comentário acima é meu. Peço desculpa pelo lapso...

  • Anónimo

    Muito obrigada pelas sugestões!!Também tenho uma l...

  • Sofi

    Olá! Ainda bem que gostaste das dicas! Bjs grandes...

  • Anónimo

    Boas sugestões,e o tempo no Porto está óptimo! Bji...

  • Sofi

    Que bom saber que gostou! é muito bom receber o vo...

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub